quarta-feira, 15 de junho de 2022

REGREDIR É CONTINUAR

 “Lembrar com amor é um jeito de prece". 
(Ana Jácomo)


Vivo fazendo viagens no tempo, transportando meu coração para lugares que, agora, só existem na memória, mas que são importantes para mim. 
 
Demorei a entender que a memória é também um lugar e que para chegar até lá é preciso percorrer um caminho de volta. É preciso regredir no tempo. Descobri que regredir é sinônimo de retomar e que retomar é sinônimo de continuar.  

Dizem que é impossível prosseguir carregando o passado, que é preciso deixá-lo para trás, mas, certa vez, li num poema que "deixar para trás não é a mesma coisa que apagar." Isso me salvou de uma maneira que não sei explicar, porque eu não gosto muito de apagar. 

Lembrar me ajuda a não apagar. Parece óbvio, né? E é mesmo. 

Gosto de olhar o passado e aprender mais um pouco. Já me surpreendi comigo algumas vezes. Uma ocasião pensei ter sido mesquinho e passei anos sofrendo, mas, quando olhei novamente, vi que fiz o que era possível. Foi um aprendizado que me possibilitou me perdoar. Se eu tivesse apagado o passado, ainda estaria carregando a culpa. 

Passei tanto tempo projetando um caminho para ir adiante e agora me vejo, constantemente, tomando essa outra rota. Regredir é também um jeito de ir? Eu penso que sim, porque tenho ido. Do meu jeito torto, mas tenho ido. Regredindo e continuando. 

(Wendel Valadares)



P.S.: Essa foto passou anos escondida entre as outras que se destacavam mais. Hoje ela me ensinou que é possível sentar na porteira e esperar a confusão passar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário