segunda-feira, 23 de novembro de 2015

POR ENQUANTO

"E se estou adiando começar
é também porque não tenho guia."

(Clarice Lispector, in: A paixão segundo G.H.)

                                       Imagem: © Joel Robison

E se estou adiando escrever é também porque o silêncio tem me abraçado com delicadeza. E ando tão saturado de palavras vazias que comunicam, mas não comovem, não tocam, não transcendem. Às vezes a gente se perde num amontoado de palavras que, no fim das contas, não significam nada. É também porque tenho prestado mais atenção naquilo que não merece texto, naquilo que passa desapercebido. É também porque tenho convivido mais com minha poesia antes de pronunciá-la, antes de torná-la pública. Tenho procurado o poema que conversa comigo, o poema que sacia fomes que eu não imaginava possuir.

E se estou adiando chorar é também porque tenho experimentado inúmeras pequenas alegrias. Não é assim que se constrói a felicidade, unindo milhares e milhares de pequenas alegrias? É também porque tenho tentado ser forte, embora reconheça o poder de cura das lágrimas. E tenho tido alguns motivos pra chorar e a vida tem batido com muita violência e as pessoas - algumas- têm sido cruéis ao extremo, mas no momento estou buscando novas maneiras de superar as dificuldades, estou dando mais atenção ao que motiva meu riso. Às vezes um sorriso, por mais pequeno e amarelo que seja, muda o rumo das coisas e, de repente, a gente descobre que é mais forte do que imaginava.

E se estou adiando caminhar é também porque não tenho mapa e, nem sempre, a intuição funciona. É também porque preciso dessa pausa pra retomar o fôlego e desfrutar das companhias que encontrei ao logo dos anos. É também porque preciso chegar em mim antes de sair pelo mundo. Preciso entender que a estrada mais bonita é aquela que nos conduz a nós mesmos e que, é preciso admirar-se como se admira uma paisagem. Às vezes a gente presta tanta atenção nas flores que esquece de cultivar o jardim da alma. A gente esquece de desabrochar.

E se tenho adiado fazer algo é também porque a vida têm acontecido agora, nesse instante, no exato lugar onde estou.

(Wendel Valadares) 


3 comentários:

  1. Aquele momento que a gente gostaria de ter uma resposta poética a altura pra saber agradecer de alguma forma esse seu jeito raro e bonito de poetizar silêncios! Não teve como adiar as lágrimas, lindo demais!!! Deus te proteja.

    ResponderExcluir