sábado, 27 de dezembro de 2014

OS CINCO COMEÇOS DE LIVROS MAIS BONITOS DE 2014

Outro dia vi uma entrevista com a escritora Nélida Piñon, onde ela comentava os inícios de livros mais bonitos que ela já tinha lido. Isso mesmo, a primeira frase, o primeiro parágrafo, o primeiro capítulo, o ponto de partida de cada leitura.

 Achei genial e é claro que fui conferir todos os livros que ela citou. Então, resolvi adaptar a ideia e listar para vocês os cinco começos de livros mais bonitos que eu li em 2014.

A escolha foi super difícil, porque esse ano eu li muita coisa bacana, então tentei buscar os que mais me marcaram, mas é claro que houveram outros tão lindos quanto. 

Vamos lá

1) Lavoura Arcaica - Raduan Nassar

"Os olhos no teto, a nudez dentro do quarto; róseo, azul ou violáceo, o quarto é inviolável; o quarto é individual, é um mundo, quarto catedral, onde, nos intervalos da angústia, se colhe, de um áspero caule, na palma da mão, a rosa branca do desespero, pois entre os objetos que o quarto consagra estão primeiro os objetos do corpo..."


2) Antes de Nascer o Mundo - Mia Couto

"A primeira vez que vi uma mulher tinha onze anos e me surpreendi subitamente tão desarmado que desabei em lágrimas. Eu vivia num ermo habitado apenas por cinco homens. Meu pai dera um nome ao lugarejo. Simplesmente chamado assim: “Jesusalém”. Aquela era a terra onde Jesus haveria de se descrucificar. E pronto, final..."

3) Tempo das Frutas - Nélida Piñon

"A bondade de proteger os viajantes, todo homem que passava pela sua porta. Agora que finalmente afugentara o medo, ou o que o representasse,ofertava-lhes o corpo, só depois restaurando a preocupação do pão, e a comida necessária. Era o seu jeito tímido de seriamente se orientar passageira na vida dos outros. Em verdade, compreendia a serenidade das coisas, sobretudo os viajantes que nem formulavam exigências que ela já não as tivesse cumprido..."

4) O Discípulo da Madrugada - Pe. Fábio de Melo

"Os descaminhos também nos fazem chegar. Ainda que nos falte discernimento para perceber, a natureza da vida é paciente com os debilitados. E não poderia ser diferente. Ela está atada ao inesgotável coração de Deus, origem de toda compaixão..." 

5) A Confissão da Leoa - Mia Couto

"Deus já foi mulher. Antes de se exilar para longe da sua criação e quando ainda não se chamava Nungu, o atual Senhor do Universo parecia-se com todas as mães deste mundo. Nesse outro tempo, falávamos a mesma língua dos mares, da terra e dos céus..."



E você, quais foram os seus começos de livros mais bonitos de 2014? 


2 comentários:

  1. Achei todas as citações muito interessantes. Se tem uma coisa que eu acho difícil é começar uma história. O final vem fácil e o meio também. Mas o começo, aquela ideia original da qual flui todo o resto, essa dá um trabalho... Das suas citações, todas me fizeram querer ler o restante e, portanto, cumpriram seu objetivo com mérito. Mas a que me tocou de forma mais especial, sem dúvida, foi a primeira. Acho que até mais pelo estilo do que pela descrição. Lerei mais Raduan Nassar. =)

    ResponderExcluir
  2. Olá Wendel
    Passando por aqui para conhecer o seu blog, gostei muito. Amo a leitura, acho que os livros abrem nossa mente. Ótima ideia de repassar o início dos livros lidos. Desejo um 2015 cheio das bênçãos de Deus. Bjs

    ResponderExcluir