quarta-feira, 13 de junho de 2012


Foi preciso muito mais do que os conselhos que me deram desde criança... Foi preciso adentrar a escuridão, sentir a dor e mexer na ferida, pra eu entender de uma vez por todas que a força que me faz ir além vem de Deus e que Ele está comigo o tempo todo, mesmo quando eu não peço, mesmo quando eu não me lembro.
A nossa força cresce da nossa fraqueza.

(Wendel Valadares)


Poema ao Amado

Deus de amor eu te amo
Sob aquela cruz
Deste a vida, deste tudo
Deste a tua luz

Hoje estás ressuscitado
Escondido num pão
Venha a mim fazer morada
Em meu coração

Sois o Deus verdadeiro
Vivo e vencedor
Dar-te-ei a minha vida
E todo o meu amor

Para sempre ó meu Rei
Hei de te adorar
E no céu ressuscitado
Vou te contemplar

(Wendel Valadares)

Escrevi essa pequena poesia em 01/09/2008, em Paracatu - MG

Sobre o viver


A saudade é parte fundamental do ser humano. É ela, justamente ela que nos remete aos valores mais nobres que por ora ficam adormecidos dentro em nós. Ela tem uma capacidade incrível de abrir o nosso coração para a importância das pessoas e das coisas. Quando sentimentos saudades de alguém ou de alguma coisa, estamos reconhecendo o valor daquilo que já não está mais conosco, seja por um momento ou que já tenha partido para sempre. E é justamente este ato de reconhecer os valores que devemos cultivar. Não é preciso esperar sentir saudades para dar valor a alguém. A nossa vida é agora, não podemos modificar o ontem, nem tampouco adiantar o amanhã, temos que fazer já e fazer bem.
A oportunidade está diante de nós sempre no tempo presente e um segundo atrás já é passado.
Faça agora o que tem de ser feito agora, diga agora o que tem de ser dito, sinta o que tem de ser sentido e experimente a sensação incrível de estar inteiro em cada detalhe da sua vida.
A vida não tem que ser curta ou longa, tem que ser intensa, tem que ser única.
Não passe, viva!

(Wendel Valadares)


terça-feira, 12 de junho de 2012

Sobre o sentir


Eu já quis ser outra pessoa, mudar, fugir do mundo, ir para um lugar onde não conhecesse ninguém e a ideia era recomeçar, abandonar tudo que me oprimia, tudo que me entristecia, tudo que era fardo em minha vida. Tinha esse pensamento porque achava que assim conseguiria trazer mais leveza para minha vida. Quanta infantilidade. Até então eu acreditava que fugir dos problemas era a melhor solução, ou a única.
A vida é uma caixinha de surpresas, e cada dia mais venho aprendendo que a fuga não é, nem nunca foi solução para problema algum. Quando fugimos dos nossos problemas, vamos adiando um confronto que é inevitável. Dia mais dia, o problema volta a nos atormentar e com uma força ainda maior. Queria fugir porque as pessoas, o mundo, o universo, eu, havia me rotulado de forte e assim sendo não me permitia fraquejar, não me permitia pedir ajuda, não me permitia sentir. Acreditava ter toda força para enfrentar todas as situações sozinho, achava que assim estava me afirmando, me impondo, conquistando o meu espaço e agindo assim eu fui entrando numa espécie de casulo, me fechando no meu mundo particular, onde somente eu era a solução para todos os males. Fui me afastando das pessoas que se importavam comigo, e o pior, fui me afastando de mim, de quem eu era realmente. Vesti a roupa de herói solitário e passei a ser um personagem do filme de terror que se transformara a minha vida.
E foi quando eu quis desistir de tudo, quando achei não haver mais solução, quando projetei que a única maneira era fugir e assim me permiti fraquejar, que entendi a minha força. Abri os braços para o medo, encarei as dores, sofri todas as ausências e assim enxerguei que eu era humano, que eu era de carne, que eu tinha um coração e que eu realmente tinha a força suficiente para enfrentar e vencer todos os problemas, mas que essa força brotava de muitas fontes. Foi me deixando humanizar que eu pude deixar fluir a essência da minha força interior e aliar esta força àquelas que eu recebia das pessoas que estavam do meu lado.
Foi só quando eu me permiti sentir tudo que é humano que eu consegui entender que fraquejar é essencial, é aprendizado, é crescimento. Foi só quando eu me deixei doer inteiro que eu consegui encontrar a minha coragem adormecida. Coragem é se deixar ser humano e fazer das quedas trampolins, onde o salto é sempre mais alto que o poço.

(Wendel Valadares)


Sobre a intensidade


Hoje eu queria era o abraço de alguém que tem grande significado na minha vida, que desfruta de privilégios no aconchego do meu coração. Não quero ser consolado, não quero que ninguém me diga que eu estou carente, que vai passar, que a vida é assim mesmo. Ao longo desses vinte e quatro anos de vida, tudo o que eu mais tenho aprendido é que a dor passa, a tristeza passa, a solidão passa, mas que as alegrias também passam, as pessoas passam, eu passo. E é justamente porque somos todos passageiros nessa vida que se acelera cada vez mais, que eu quero a intensidade de cada momento que tenho. Se estou feliz quero ficar feliz ao extremo, quero me deliciar e me deleitar na felicidade, sem guardar nenhuma reserva de mim mesmo e que quando eu estiver triste, que eu penetre a tristeza em sua profundidade e que eu me doa inteiro de tristeza, de solidão, de carência. Eu só não quero ser privado de sentir o que eu posso, de sentir o que eu devo, de sentir o que eu preciso. A rotina exaustiva já nos deixa dormentes por demais, praticamente não temos mais tempo para viver os nossos momentos, por isso, os meus finais de semana são intensos (pelo menos pra mim). Hoje eu estou triste, amanhã eu estou feliz e agora eu estou desabafando. Aprendi a aproveitar cada milésimo de segundo do meu tempo, pago um preço que não considero tão justo, ando mais só do que pretendia, porque a maioria das pessoas não conseguem entender os meus exageros, os meus excessos, as minhas demasias e intensidades. 
Mas quero seguir assim, vivendo e afirmando as minhas verdade próprias, sem privações, sem rótulos, sem limites nos sentimentos, quero a demasia, quero o exagero de cada sentimento. Que tudo transborde em mim. Que toda essência seja intensamente experimentada no meu coração e na minha alma. Não quero passar pela vida, quero viver.

(Wendel Valadares)




sábado, 2 de junho de 2012

Para o meu herói

Hoje é aniversário do meu herói. De um homem sofrido, batalhador, íntegro, casto humilde e simples. Meu pai. É tão difícil, tão constrangedor falar de pai, falar de amor ao meu pai. Fomos desacostumados desses gestos afetivos, a vida sempre foi muito dura com ele, exigiu demais, e o sentimento teve que ser acomodado num quarto esquecido do coração. Mas o amor existe, eu sei, eu vejo, eu sinto. Só com sensibilidade intensa se consegue enxergar o amor que realmente conta, o amor que realmente vale a pena e eu o vejo no meu pai. Mesmo quando ele ignora, mesmo quando ele fala alto, mesmo quando ele discorda, mesmo ele quer ser o dono da razão, eu aprendi a enxergar o amor que o habita.

Pai eu te amo muito, embora as ações, atitudes e gestos tantas vezes demonstrem o contrário. Embora nos falte ao afeto, o abraço, o aperto de mãos, o colo protetor, existe amor entre nós, porque eu sou um pedaço seu, um pedaço de tudo o que o senhor é pra mim. 

Feliz aniversário pai, que o Bom Deus te dê força para prosseguir, para estar ao nosso lado porque nós precisamos do senhor conosco. Te amo!

(Wendel Valadares)