terça-feira, 12 de junho de 2012

Sobre o sentir


Eu já quis ser outra pessoa, mudar, fugir do mundo, ir para um lugar onde não conhecesse ninguém e a ideia era recomeçar, abandonar tudo que me oprimia, tudo que me entristecia, tudo que era fardo em minha vida. Tinha esse pensamento porque achava que assim conseguiria trazer mais leveza para minha vida. Quanta infantilidade. Até então eu acreditava que fugir dos problemas era a melhor solução, ou a única.
A vida é uma caixinha de surpresas, e cada dia mais venho aprendendo que a fuga não é, nem nunca foi solução para problema algum. Quando fugimos dos nossos problemas, vamos adiando um confronto que é inevitável. Dia mais dia, o problema volta a nos atormentar e com uma força ainda maior. Queria fugir porque as pessoas, o mundo, o universo, eu, havia me rotulado de forte e assim sendo não me permitia fraquejar, não me permitia pedir ajuda, não me permitia sentir. Acreditava ter toda força para enfrentar todas as situações sozinho, achava que assim estava me afirmando, me impondo, conquistando o meu espaço e agindo assim eu fui entrando numa espécie de casulo, me fechando no meu mundo particular, onde somente eu era a solução para todos os males. Fui me afastando das pessoas que se importavam comigo, e o pior, fui me afastando de mim, de quem eu era realmente. Vesti a roupa de herói solitário e passei a ser um personagem do filme de terror que se transformara a minha vida.
E foi quando eu quis desistir de tudo, quando achei não haver mais solução, quando projetei que a única maneira era fugir e assim me permiti fraquejar, que entendi a minha força. Abri os braços para o medo, encarei as dores, sofri todas as ausências e assim enxerguei que eu era humano, que eu era de carne, que eu tinha um coração e que eu realmente tinha a força suficiente para enfrentar e vencer todos os problemas, mas que essa força brotava de muitas fontes. Foi me deixando humanizar que eu pude deixar fluir a essência da minha força interior e aliar esta força àquelas que eu recebia das pessoas que estavam do meu lado.
Foi só quando eu me permiti sentir tudo que é humano que eu consegui entender que fraquejar é essencial, é aprendizado, é crescimento. Foi só quando eu me deixei doer inteiro que eu consegui encontrar a minha coragem adormecida. Coragem é se deixar ser humano e fazer das quedas trampolins, onde o salto é sempre mais alto que o poço.

(Wendel Valadares)


3 comentários:

  1. Amei!!!Daqueles que acalmam a alma...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Ana. Esse é antigo, rsrsr...

      Excluir
    2. Tô por aqui lendo suas postagens mais antigas, desde 2011 rsrs... tem tantos textos que não conhecia, todos lindos, como sempre!!!

      Excluir